O período da Black Friday começou oficialmente apenas há alguns dias, mas a Mail Boxes Etc. regista um aumento de encomendas desde o início de novembro. Personalização de embalagens e envio de artigos ligados ao Mundial de Futebol são algumas das tendências já observadas este ano.
A Mail Boxes Etc. (MBE), uma das maiores redes internacionais de centros de serviços de micrologística para empresas e particulares, registou um aumento no envio de encomendas relacionadas com a Black Friday, logo a partir do início de novembro, apesar deste período anual de grandes descontos ter aberto oficialmente apenas nos últimos dias.
O alargamento do período de descontos da Black Friday é uma tendência dos últimos anos, com muitos comércios físicos e eletrónicos a procurarem ser os primeiros a apresentar as suas propostas de promoções aos consumidores. Este ano, a tendência ganhou força, em parte com a realização do Campeonato do Mundo de Futebol fora de época.
Tendência na personalização dos envios
Ao longo dos últimos meses, a MBE observou um incremento antecipado na procura de informações sobre serviços de envios nacionais e internacionais, assim como de embalagens de várias dimensões, caixas reforçadas, caixas de madeira ou envelopes acolchoados, entre outras soluções, para resposta à Black Friday.
Apesar da preocupação dos comércios estar especialmente na rapidez e na segurança da entrega dos artigos aos clientes, há também uma atenção crescente com o marketing, nomeadamente na personalização de materiais com elementos das marcas.
A partir do início de novembro, a MBE registou um aumento gradual no envio de encomendas por parte destes comércios, que se avolumou no último fim de semana e se prevê ganhar escala até aos primeiros dias do próximo mês, em resposta também à Cyber Monday.
Mundial de Futebol, tecnologia e artigos de luxo
Na antecipação das promoções e durante estes primeiros dias da Black Friday, a MBE confirma algumas das tendências apontadas por vários estudos recentes. Desde logo, um maior volume de envios de equipamentos eletrónicos, em especial na categoria de som e imagem, resultante de campanhas promocionais relacionadas com o Mundial de Futebol, assim como de muitos artigos ligados diretamente à modalidade.
Por outro lado, mantém-se a elevada expedição de vestuário, calçado e acessórios e observa-se um incremento nos artigos de luxo, que requerem materiais e serviços especiais.
Recorde-se que, em Portugal, a MBE conta com uma rede composta por 18 centros de serviços, distribuídos pelo Porto, Lisboa, Vila Nova de Famalicão, Parede, Carcavelos, Quarteira, Vila Nova de Gaia, Vizela, Felgueiras, Braga, Maia, Matosinhos, Moreira/Maia e, em breve, Custóias/Matosinhos, que fazem parte de uma rede global de mais de 3.100 unidades em 52 países.