Saltar para o conteúdo principal
MBE Portugal
Palavras mais pesquisadas
Envio
Print
Franchising
Centro MBE

Que estratégias ajudam uma PME de logística a adaptar-se às mudanças do mercado?

O surgimento da Internet e o crescimento imparável do comércio eletrónico nos últimos anos transformaram completamente os limites dos mercados e a forma como os bens circulam. Este novo cenário tornou essencial o desenvolvimento de uma rede cada vez mais ampla e distribuída, composta por grandes e pequenas empresas que atuam em setores como logística, marketing e outros serviços empresariais relacionados.

Reunião empresarial para definir estratégias e tornar uma empresa mais competitiva.

Por um lado, o número crescente de utilizadores que fazem compras online gera oportunidades reais de crescimento mesmo para empresas logísticas locais. Por outro lado, exige uma atualização constante, investimentos contínuos e uma grande capacidade de adaptação para acompanhar as tendências de um setor em permanente evolução.

Alcançar uma vantagem competitiva neste contexto não é fácil: são necessários profissionais qualificados, recursos financeiros para investir e tecnologias atualizadas. Estas condições estão geralmente presentes em grandes grupos consolidados, com estruturas robustas e orçamentos alargados para implementar estratégias de crescimento. No entanto, PMEs e startups muitas vezes não dispõem destes recursos, o que limita o seu potencial de expansão.

Ainda assim, existem soluções eficazes para ajudar pequenas empresas a tornarem-se mais competitivas. Uma das mais sólidas é integrar um modelo de franchising, colaborando com grandes operadores especializados que disponibilizam ferramentas, conhecimento e estratégias comprovadas. Este modelo permite que negócios locais cresçam dentro de estruturas organizadas, beneficiando da força de uma marca consolidada e de uma rede de apoio que impulsiona a iniciativa individual.

Estratégias para tornar uma PME mais competitiva no setor logístico

Durante anos, a logística foi vista como um custo adicional para empresas e clientes. No entanto, segundo um estudo da eMarketer, em 2020, 18% de todas as vendas a retalho foram feitas através do comércio eletrónico, e estima-se que esse número chegue a 21,8% nos próximos anos.

A evolução do mercado e as exigências crescentes de um público cada vez mais focado na qualidade dos serviços tornaram a logística um elemento essencial no processo de compra. Por isso, é crucial orientar as estratégias competitivas para a excelência no serviço. Abaixo, analisamos as mais relevantes.

1. Investir em formação contínua

Para as PMEs, formar e atualizar a equipa pode representar um investimento significativo. No entanto, é uma decisão estratégica: a vantagem competitiva de uma empresa depende frequentemente da qualidade e diversidade do talento interno. A formação contínua permite que os colaboradores compreendam as mudanças do mercado e as transformem em oportunidades. Neste sentido, integrar uma franquia facilita o acesso a formação e apoio constantes — fatores essenciais para gerir eficazmente processos e transformações.

2. Digitalizar a empresa

De acordo com o Índice de Economia e Sociedade Digital 2022, apenas 55% das PMEs europeias atingiram um nível básico de adoção tecnológica. A transformação digital é essencial para qualquer empresa que pretenda competir em setores como os serviços, marketing ou logística. A falta de adaptação tecnológica pode levar à perda de clientes. Fazer parte de uma rede de franquias permite o acesso a processos automatizados e ferramentas avançadas que otimizam a produtividade e melhoram a experiência do cliente.

3. Reforçar a imagem de marca

Muitas pequenas empresas não têm orçamento para criar uma imagem corporativa coerente e profissional. No entanto, descuidar a imagem de marca pode dificultar a promoção dos serviços. De facto, um estudo da MarketingSignals indica que 37% dos fracassos em startups de e-commerce resultam da falta de investimento em visibilidade e reconhecimento. Fazer parte de uma marca consolidada permite beneficiar da sua reputação e transmitir confiança desde o primeiro contacto com o cliente.

4. Gerir eficazmente os picos de procura

Uma empresa competitiva deve ser ágil, escalável e flexível, capaz de se adaptar rapidamente a variações inesperadas na procura. Muitas PMEs não têm estrutura, equipa ou ferramentas para lidar com essas situações — como nas épocas de campanhas, feriados ou saldos. Integrar uma rede de franchising com procedimentos testados e recursos partilhados é uma excelente forma de responder às exigências do mercado mantendo elevados padrões de qualidade operacional e de serviço.

Empreendedores numa reunião estratégica a planear o sucesso da sua franquia.

A vantagem competitiva oferecida pela Mail Boxes Etc.

Com décadas de experiência, uma marca consolidada e uma rede internacional de profissionais altamente qualificados, a franquia MBE oferece às pequenas e médias empresas uma ampla gama de soluções integradas para a gestão digital otimizada de serviços de envio, logística, impressão, marketing e comunicação.

Graças a uma equipa especializada e ao seu programa de formação contínua, a Mail Boxes Etc. proporciona o suporte ideal para que as PMEs aumentem a sua vantagem competitiva e consigam oferecer sempre o melhor serviço aos seus clientes.

Contacte-nos hoje mesmo e descubra como impulsionar a competitividade do seu negócio com a rede MBE.

Formulário de candidatura

Mantenhamos a conversa em andamento.

Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Aceito o tratamento dos meus dados pessoais ao Responsável pelo tratamento de dados (MBE SPAIN 2000 S.L.) para fins de marketing, tal como se especifica na mencionada política de privacidade.
que os meus dados pessoais sejam comunicados às empresas do Grupo MBE para os fins de marketing mencionados no parágrafo

Como tornar uma empresa mais competitiva: estratégias para PMEs

Abril 10, 2025

Como tornar uma empresa mais competitiva: estratégias para PMEs

Saiba como tornar a sua empresa mais competitiva com estratégias eficazes de inovação, logística, digitalização e franchising para PMEs.

Networking Empresarial: Cria Oportunidades e Impulsiona o seu Negócio

Março 14, 2025

Networking Empresarial: Cria Oportunidades e Impulsiona o seu Negócio

Descobre como o networking empresarial pode ajudar-te a gerar novas oportunidades de negócio em logística e e-commerce. Conecta-te com especialistas e faz crescer a tua empresa.

O papel do franqueador e como ele pode ajudá-lo a empreender com sucesso

Fevereiro 25, 2025

O papel do franqueador e como ele pode ajudá-lo a empreender com sucesso

Descubra como empreender com sucesso no mundo das franquias com o apoio de um franqueador. Conheça as suas funções, vantagens e o suporte que oferece para iniciar o seu negócio com sucesso.